Pin It button on image hover

terça-feira, janeiro 12, 2010

Festa náutica - dicas

Kilvia Mara, uma mamãe de Fortaleza me pediu umas dicas de decoração, convites e lembrancinhas para uma cerimônia de apresentação seguida de festa de aniversário de seu bebê de 1 aninho, o Pedrinho, a qual será no tema nático.

O que ela imaginou foi um "almoço de verão" no salão de festa de um pier em Fortaleza.  Melhor impossível, pois pier e navy são a cara do verão e fica perfeito para garotinho. Ah, se eu morasse em Fortaleza ... Que tudo de bom!


Nas palavras de Kilvia: "tem sido difícil fazer os preparativos, pois o estilo "comercial" de festas infantis impera por aqui e fazer algo com um pouquinho de charme está sendo um trabalhão."

É, o estilo comercial impera mesmo. A não ser que seu orçamento seja assim ... Em São Paulo, há menos de 2 anos, quando eu estava procurando o tema O Pequeno Principe para a festa de 1 ano do meu bebê fiquei bem decepcionada, pois nenhum buffet e seus decoradores parceiros ou mesmo decoradores que trabalham autonomamente toparam fazer o tema. Todos alegaram que só fazem de acordo com a procura, mas vejam só, no ano seguinte um dos decoradores que eu havia consultado desenvolveu o tema, e ao questionar a assistente sobre o porque da decisao de finalmente fazer o tema a resposta foi, é que temos procura. !?! Deixa pra lá!

Voltando ao náutico, vou focar aqui em uma decoração que possa ser montada com peças compradas prontas e outras confeccionadas especificamente para o tema, por exemplo com papel.

1. Cores
  • eleja o azul marinho (azul escuro), vermelho e branco; estas se bastam em um tema náutico ... mas ... se quiser:
  • dê umas pinceladas de azul aqua
  • use estas cores em objetos e peças listradas, com poás, ou com estrelinhas e intercale com peças em cores lisas, por exemplo, nos balões
Esta almofada dá a idéia da paleta de cores que pensei. Adoro aqua e vermelho juntos!
Créditos: Toy Town Quilts, ebay.

2. mesa do bolo: é uma festa infantil, portanto, os objetos que vão compor a mesa do bolo tem que ser lúdicos e de um colorido legal:

- se for usar uma bela mesa de madeira ou de vidro nem precisa forrar por inteiro com toalha, pode usar a toalha de uma forma charmosa, como por exemplo, dobrada ao meio, colocada apenas no centro da mesa, aonde ficará o bolo, com caimento nas duas pontas (um caminho de mesa invertido, entendeu?)

- se for usar uma mesa ou prancha que precise forrar, uma grande e bela toalha azul aqua ou azul clara, ou branca

onde: lojas de aluguel de material para festas
se for confeccionar: escolha um piquê favinha mini

- 1 pequeno bolo decorado no tema, se quiser economizar, o qual pode ser colocado sobre um belo prato de bolo de louça branca, ou um grande bolo cenário no tema


Bolo artístico, olha que primor! Foto encontrada no blog Festejar é Preciso

- cupcakes: eu sou fã pelo charme que eles representam, sugiro cupcakes simples, ie, não precisam ser decorados com pasta americana, o importante é que a forminha deles seja linda e nas cores do tema

assim que eu tiver confeccionado umas forminhas que estou planejando coloco as fotos aqui

- pratos com pé de louça branca e bandejas circulares de vidro transparente para aparar os docinhos variados os quais deverão estar em forminhas nas cores azul escuro, azul claro e vermelha, nestes pratos também podem ser acondicionados barquinhos de papel feitos com papel azul claro, recheados de balas de goma, de coco, confeitos ...

... ou estes barquinhos podem ficar espalhados pela mesa.


Sugestão do tipo de papel para confeccionar os barquinhos: papel para origami, normalmente tem cores muito bonitas e já vem em quadradinhos fáceis de dobrar; papel sulfite colorido ou color plus

Exemplos de barquinhos em origami, ver www.origamiresourcecenter.com

- agora os personagens da mesa: imagina que charme seria ter, como personagens principais, ursinhos marinheiros?


use 3 ursinhos branquinhos, daqueles de piquê branco, vestidos de marinheiro
ou 3 ursinhos teddy bear
ou outros ursinhos fofos
pode também usar uma família de ursinhos marinheiros: mamãe, papai e bebê

sugestão de roupinha de marinheiro: grande gola marinheiro em volta do pescoço, chapéu de marinheiro, roupinha toda branca com bordados temáticos

Veja imagens que compilei a respeito. É cada um mais lindo que o outro!

Sailor clothes for stuffed animals and dolls - sold at Amazon

Navy teddy bear - sold at Vermont Teddy

US Navy bear by BEARegards
Workshop Sailor Hero Dimples Teddy - sold at buid-a-bear
Navy white teddy - sold at Robins Doll House

Navy bears sold at alibaba

Os ursos listados acima são todos americanos. Aliás percebi que nos EUA é um tipo de tradição estes ursos marinheiros, fuzileiros, etc., os quais são muitas vezes enviados aos soldados que estão fora de casa. Bem típico de país belicoso, diferente de nossa cultura e que sinceramente não curto. Vale pela beleza dos bichinhos.


Em São Paulo em alguns shoppings há quiosques do tipo Build-A-Bear ou "monte seu próprio urso" que acredito podem ser um local para se comprar estes ursinhos personalizados.

Outro modo é encomendar a uma artesã! Eu mesma vou começar a confeccionar ursos, principalmente os de pano, pois os acho lindos!

Ursos marinheiros por Atelier Aroma de Bebe

Para uma mesa maior, onde se queira colocar mais elementos, use também os personagens abaixo:

- um golfinho e uma baleia de pelúcia bem bonitos e lúdicos; afinal as pessoas saem de barcos para por exemplo observar golfinhos e baleias e além disto estes bichinhos fazem parte do universo infantil

- 2 barquinhos de madeira pintada. Use dois nas mesmas cores
sugestões de cor: todo branco, azul turquesa com azul marinho, azul e vermelho
Barquinho a remo, encontrado na http://www.msdecora.com.br/

Pensei em um barquinho branco, mais com cara de brinquedo.

Os ursinhos podem ser colocados dentro dos barquinhos.

Se um dos barquinhos tiver velas fica bem legal, porque além de ser totally navy as crianças maiores conhecem barcos a vela pelos desenhos que assistem.

Onde encontrar: lojas de brinquedo, lojas de brinquedos educativos, lojas de artesanato, e lojas especializadas em decoração náutica (estas últimas costumam ter réplicas muito primorosas apesar das cores mais sérias, mostrei um site para meu bebê de 2 anos e ele reconheceu vários barcos: pirata, remo, então isto já é sinal de que uma festa neste tema agrada aos pequenos).

- 1 farol, de madeira (encontrado em lojas de decoração náutica) ou feito de papelão revestido com bonito papel para scrapbook nas cores branca e vermelha ou branca e azul marinho, é só encomendar a uma artesã cuidadosa para ficar bem bonito

3. parede: 

- duas bóias em branco e vermelho ou branco e azul, estas bóias podem ser feitas de pano (lonita) e podem ter o nome do bebê aplicado ou a frase Welcome aboard

- quadros com elementos náuticos

4. centro de mesa dos convidados

Acho que ficaria lindo lindo ter em cada centro de mesa um catavento espetado em vasinho, baldinho, ou cachepô, bem branquinho, adornado com uma fita grossa, por exemplo gorgurão, de listras azuis e brancas, ou adornado com um círculo de fuxico de listras brancas e vermelhas.

Minha sugestao é que o recipiente (vaso, balde, cachepô) seja de cerâmica, alumínio ou papel, para ser de plástico só se for realmente bonito.


Quanto aos cataventos são uma belezura à parte e se feitos com papel para scrapbook decorado, nas cores do tema, ficam muito charmosos, com a vantagem que o papel para scrapbook pode ter estampas diferentes em cada lado ou um lado estampado e o outro sólido, o que é tudo que queremos ao fazer cataventos!

Sugestao de estampas de papel: vermelho com estrelinhas brancas, azul escuro com estrelinhas brancas, listras vermelhas e brancas, aqua com branco.

Onde encontrar o papel para scrapbook: em lojas especializadas em scrapbook, Fortaleza tem.

Dar preferência a um papel que não seja muito grosso.

Acho importante que os cataventos funcionem de verdade, não sejam apenas decorativos, assim, tem que entender direitinho o esquema de confecção e usar os materiais certinhos. Ver tutoriails na internet. Mas se não der, que sejam então lindamente decorativos.

Inspirações!
 
Pinwheels - red, white and blue
Pinwheel white - site fotosearch
Pinwheels - flickr galeria de paper girl
Pinwheels - flickr galeria de paper girl
Pinwheel quilt - ideia de cores para festa nautica, flickr galeria de solgrim

- outros detalhes de decoração:

Usar flores ou círculos de fuxico grandes como enfeites de cadeira (pendurados no espaldar das cadeiras, como um chaveiro).

Esta idéia eu nunca tinha pensado antes, vi no blog Festejar é preciso e gostei muito porque sou fanática por tecidos.

Veja um exemplo de fuxico com as cores deste tema.

Este eu encontrei no blog Pinga Amor by Ana Jordão

Preciso parar de escrever, já estou com os pulsos reclamando. Fiquei tão entusiasmada em juntar minhas idéias e transformá-las num bom pontapé inicial para uma festa náutica que me apaixonei.

CONHEÇAM NOSSAS OPÇÕES DE LEMBRANCINHAS PARA UMA FESTA NÁUTICA EM: