Pin It button on image hover

sábado, setembro 05, 2009

O Scrapbook e o processo criativo


Post atualizado em 01/09/11


A minha paixão pelo belo tem uma grande contribuição do scrapbook, arte que eu conheci por acaso quando estava a mil preparando festa de 1 aninho do J.R.

Em 2008, enquanto eu andava pelos corredores da Casa da Arte procurando pincéis,  tintas e lápis aquareláveis para pintar as telas com personagens de O Pequeno Príncipe, as quais seriam usadas como centro de mesa na festa do baby boy, me deparei com os papéis e outros materiais para scrapbook. Logo de cara eu nem consegui entender para que serviam aqueles materiais mas tudo me fascinou imediatamente. Papéis decorados de toda espécie, lindos, cheios de frases em inglês, papéis transparentes, adesivos! Toda vez que eu ia até a Casa da Arte eu me sentia quase que irresistivelmente atraída pelo andar do scrapbook, passeava por lá meio sem objetivo até que um dia fiz minha primeira comprinha e a partir daí posso dizer que nunca mais parei, embora no momento eu esteja em um período de freeze.

Com tanta festa para pensar não sobrou tempo para o scrapbook. Um hobby caro, que requer tempo e espaço. Fiz poucas coisas e tenho um monte de material esperando uma nova onda criativa (e tempo, que é raríssimo pra mim). Algumas páginas avulsas, 1 tela, 3 quadros, um álbum de assinaturas para o aniversário de 2 e 3 aninhos do meu filhote, alguns objetos em scrapdecor (adoro!) e alguns chaveiros (lindos!) para presentear.

Apesar do que considero pouca produção, o scrapbook tem papel fundamental no meu processo criativo e consequentemente em vários produtos que criei. Tudo o que vi criado por aí (há scrappers fantásticas!), tudo o que li, tudo o que criei, todas as ferramentas as quais tive acesso, etc, contribuiram para refinar o meu olhar sobre o belo, a simetria, a combinação de cores, texturas, materiais.

Através do scrapbook fiz novas amizades ou descobri que amigos também partilhavam desta paixão. Foi o que aconteceu com minha amiga virtual Isabel Salles Rocha de Portugal, uma artista de uma criatividade e sensibilidade ímpares (absolutamente todos os scraps dela me inspiram), da minha amiga Sueli aqui do prédio, que também tem poucos trabalhos criados, todos muito delicados e muito bem acabados,  e parece ter uma objetividade muito tranquila quando está criando, diferente de mim que sempre penso em scraps mirabolantes e não consigo chegar nem à metade deles, rs! E há também a Paula Petter, lá do Rio, que descobri por acaso, em um de nossos encontros quando eu ia ao escritório da Oi no Rio, que ela também era louca por scrapbook.

Também adoro scrap digital e ultimamente tenho me divertido mais com este (que não requer espaço para espalhar os materiais) do que com o scrap artesanal.
Quando eu for vovó com certeza terei tempo para, entre uma ajudinha e outra com o netinho, risos, montar muitos álbuns lindos com as fotos da minha então aumentada família!


Fica aqui então fotos de alguns dos meus trabalhos em scrap artesanal e minha homenagem aos artistas do scrapbooking.

Para inspiração: Comunidade Scrapbook Brasil

QUADROS
Meu 1º trabalho foi este quadro para o quartinho do Davi

Meu 2º quadro foi este para o quarto da Letícia e da Nicole,
filhas do Deivid e da Dani

E este quadro foi uma mistura de desenho com scrapbook.
Ilustrado, é claro, o meu baby boy

TELAS
Por enquanto só fiz esta, mas pretendo fazer muitas pois
coisas lindas podem ser feitas usando telas como suporte.

ALBUM E PÁGINAS
Este album de assinaturas eu produzi para a festa de 2 aninhos do J.R.

CHAVEIROS

Este foi meu 1º chaveiro. Amei, amei, amei.
Usei todo dia na bolsa e ele acabou se desgastando.


Este chaveiro com as fotos do Victor e da Giulia dei
de presente para minha amiga Cidinha, avó dos dois.


Este foi um mimo de natal para a vó Joseja, em 2009


Este foi um mimo de natal para a tia Keka, em 2009


Este foi um mimo de natal para a tia Roseli, em 2009


Este foi um mimo de natal para a Talita, em 2009


Os dois lados dos chaveiros.
De um lado os pequenos, do outro os grandes.


Este foi um mimo de aniversário para minha amiga Dê, em 2010.
Fotos da Luaninha e da Dê.

SCRAP DECOR

Enfeites de natal





Caixa e bloco notas. Adorei fazer, ficam junto ao telefone.
Além de lindos são super úteis.