Pin It button on image hover

quinta-feira, setembro 24, 2009

Sobre tecidos, patchwork e amor pela costura

Apesar de escrever também para os homens estou certa de que este post é especial para as mulheres. Somos nós as mais ligadas em tecidos e suas estampas, cores, texturas, levezas. Coisas do tipo: "amei aquela blusa de bolinhas", "viu, vestido estampadão vai ser moda no verão", "quero muito uma bolsa verde!", e por aí vai. Estas são falas de mulheres quando estão consumindo, analisando, criticando. Afinal, quem mais pode usar um sapato estampado de flores senão nós?

Refletindo sobre minha crescente paixão pela beleza das peças feitas em patchwork fiz uma espécie de regressão e lembrei que há muitos anos, eu devia ser adolescente, rs..., eu vi algo em patchwork em algum lugar, alguma revista provavelmente, e desde então qualquer coisa que eu veja feito em patch me atrai. Eu também tinha esquecido no fundo da memória que há uns 6 anos eu tentei fazer uma capa de almofada em patchwork sozinha. Costurei à mão uns 5 quadradinhos mal cortados. Estavam guardados nos meus restos de tecido.

Costura eu gosto desde menina. Costurei aqueles saquinhos de areia que as meninas costumavam jogar. Minha mae deve ter me ensinado, só pode. Ela fazia ajustes à mão, remendava. Depois ela comprou uma máquina e nos ensinou (a mim e a minha irmã) a passar a linha e fazer uma costurinha reta. Mas ela não dominava a costura e então a máquina nunca foi aproveitada como poderíamos. Também sempre gostei de inventar roupas e mandar fazer, inventava trajes inteiros, com acessórios, tipo chale, vejam as fotos. Lembro até hoje com carinho de uma camisa linda, cor de rosa, que minha mãe mandou uma costureira fazer pra mim quando eu tinha uns 8 anos. A blusa tinha detalhes em casinha de abelha, acho que tinha canutilhos!! Lembro que sempre que eu colocava aquela camisa eu ficava pensando no quanto aquela costureira era boa. E eu era criança, mas achava que aquela mulher era uma excelente costureira.

Tive uma fase, também na adolescência, em que eu cortava os moldes de roupa no papel mas não tinha coragem de ir para o tecido.

Ficam então as fotos para eu lembrar de mim 20 anos atrás e quem sabe fazer vocês lembrarem de seus estilos e peripécias ao longo dos anos.

Esta calça e blusa mandei fazer para meu niver de 21 anos. O cabelinho? Oh my! O que vale é a felicidade. Repararam no meu sorrisão? Eu adorei fazer 21.
 
Este eu copiei de um vestido que vi a Brooke Shields usando em uma revista. Manga bufante. Uau! Foi para a festa de formatura do colegial. Faz mais de 20 anos!

Cresci mas continuei inventando estória. Há 10 anos para o casamento da Raquel cismei em usar uma saia + corpete. Como não encontrei do jeito que queria mandei fazer. Saiu a manga bufante, entrou a saia bufante. Rs! :)