Pin It button on image hover

domingo, fevereiro 14, 2010

Cubo de patchwork

Como fazer um cubo de patchwork


Eu tenho sonhado em fazer uns brinquedos de tecido. Fico matutanto em como fazer umas bolas de tecido, animais diferentes de tecido e pelúcia, ursinhos, palhacinhos. Quisera ter tempo e mãos hábeis para produzir tudo isto.

Tudo começou porque tenho meu bebê e gostaria de sempre surpreendê-lo e agradá-lo com brinquedinhos personalizados e também porque como já falei em outro post, gostaria de produzir os presentes que quero dar para os filhos de amigos, amigos adultos, minha mãe, minha sogra, minha irmã e sobrinhas, minhas cunhadas.

Falando em presentear filhos de amigos, há uns bebezinhos que nasceram e eu sei que é mais difícil achar umas coisas macias e diferentes, que fujam do comum, por isto comecei a pensar em bolas de tecido com diferentes texturas. Em breve executo e coloco as fotos aqui.

Daí que meu filho adora um programa do playhouse disney, os doodlebops, e como só passa no final de semana em horário "assistível", e muitas vezes ele fica no nosso pé pedindo dooblebops e a gente tem que entrar no site oficial e mostrar uns videozinhos lá do site. Por isto pensei em fazer uma camiseta com um transfer dos doodlebops. Mas camiseta ... puxa ele já tem tantas. E pensa daqui e dali resolvi pelo cubo, porque as imagens são grandes e numa bola redonda ia dar mais trabalho (foi o que pensei).

Então saí pesquisando na net atrás de tutorial sobre como fazer um cubo de patchwork. Nao achei um. Nem em ingles nem em portugues. O mais proximo que achei foi o blog http://www.mairiru.blogspot.com/ onde ela ensina a fazer uma bolsa de cordões em formato de cubo. Dei uma lida rápida, me inspirou pelo fato de mostrar que fazer cubo poderia nao ser tao complicado assim, tomei coragem.

Primeiro é importante eu escrever aqui que apanhei pra caramba do transfer, pois fui seguir as instruções do fabricante do papel, que orienta usar o ferro na temperatura máxima, mas foi furada. Queima o tecido, não vi necessidade, creio que a imagem é transferida mesmo sem usar a temperatura maxima. Na minha opiniao tem que usar a temperatura adequada para o tipo de tecido, se é algodao, como o que usei, usa-se a temperatura do ferro para algodao. Fica para o proximo.

Como queimei o tecido branco para o qual transferi as imagens nao dava para usa-lo para o trabalho final, como eu pretendera - então tive que recortar a figura do tecido original, e colá-las nos tecidos que formariam os diferentes lados do cubo com papel termocolante e daí pespontar toda a volta das figuras para elas não soltarem. Mais um pouco da trabalheira por causa do transfer. Se bem que para fazer um trabalho com tecido bem colorido será necessario fazer isto - recortar as figuras do tecido original para o qual elas foram transferidas - porque o papel transfer só funciona com tecidos de algodão de cor clara.

Pelo tamanho das minhas figuras escolhi o tamanho dos quadrados, 15 cm. E ficou mais facil de cortar porque tenho uma regua de patchwork de 15cm entao foi só empilhar todas as cores de tecido que queria e cortar os 6 quadrados de uma vez, usando a propria regua como a medida final.

Costurar os 4 primeiros quadrados foi beleza, fiz com o pé nas costas; mas gente, há que se ter um tanto de fé para costurar os quadrados que vão fechar o cubo "embaixo" e "em cima". Coloquei entre aspas porque cubo nao tem embaixo nem em cima. Por que é preciso fé. Porque é intrincado, chatinho mesmo.

Virei o cubo para o lado direito, enchi com plumante, coloquei um sininho no meio do plumante, e fechei à mão, com ponto invisível (ainda a ser aprimorado) a buraco usado para o enchimento. Esta última é outra parte chatinha.

Apanhei mas fiz tudo em 2 dias - lembrar do aprendizado em relação ao transfer, e as várias interrupções, ok. Creio que um pessoa prática executa em 3 horas, contando o tempo de imprimir e passar o transfer para o tecido e uma vez que já tenha o projeto todo na cabeça, é claro.

Bom, o bebê curtiu, já está a jogar o cubo pra lá e pra cá. Gostou e fica chamando a gente para jogar o cubo. Vejam as fotos.
Moe doodle
Deede and Rooney doodle
Moe de novo

Este  cubo dá tantas possibilidades. Vai do tema e da criatividade.